Pular para o conteúdo principal

PROJETOS DE ESTUDOS: Implicações no Processo de Formação da Consciência Crítica

@amlouzada1

Ana Maria Louzada

A proposta de organização do trabalho pedagógico por meio de Projetos de Estudos tem como premissa básica a formação de sujeitos com consciência crítica.

Para tanto, necessário se faz romper com as práticas pedagógicas que insistem em considerar a criança um ser inacabado; ou um ser que se basta no processo de aprendizagem e desenvolvimento, e, ainda, não dá para continuarmos com práticas em que as crianças são vistas como meras executoras.

O Projeto de Estudo, como o próprio nome já diz, precisa ser planejado, sonhado, registrado e sistematizado de forma compartilhada.

E em se tratando de projetos para estudos, implica em ser detalhado no sentido de garantir às crianças/estudantes, a produção, a apropriação e a objetivação dos conhecimentos, num processo de interlocução entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico.

Isso significa dizer, que o seu detalhamento exige uma organização didática, na qual chamamos de Sequência Didática. As Sequências Didáticas promovem a objetivação dos estudos a serem realizados no decorrer do projeto. Constitui o detalhamento necessário para a apropriação dos conhecimentos científico.

Esse detalhamento didático, na qual intitulamos de Situações de Ensino e de Aprendizagem, é o passo a passo da Sequência Didática.

Assim, por meio das Situações de Ensino e de Aprendizagem, devemos promover experiências, discussões, reflexões e estudos que promovam a interlocução entre os conhecimentos cotidianos e científicos, de forma que as crianças compreendam o espaço e tempo em que vivem, com vistas a atuarem nesse espaço e tempo com consciência crítica.

A proposta de estudos por meio de projetos é político-pedagógica, tendo em vista que:

  • As crianças precisam ver sentido no que estão aprendendo no lócus da escola. Por isso precisam viver experiências significativas.
  • O trabalho com Projeto de Estudos, nos permite dialogar com as múltiplas linguagens e com os diferentes conhecimentos das diversas áreas do saber, numa perspectiva interdisciplinar.
  • Os estudos realizados por meio de projetos, nos permitem ir ao encontro das reais necessidades das crianças/estudantes.
  • O processo de ensino e de aprendizagem se constitui com mais sentido e significado, uma vez que os estudos a serem realizados têm motivo real, objetivo real e interlocutores reais.
  • A mediação pedagógica, tem como princípio a aprendizagem compartilhada.
  • As crianças se inserem no projeto enquanto sujeito de direito - direito a vez e voz.
  • A proposta de estudos por meio de projetos se ancora na premissa de que devemos considerar as práticas sociais e culturais infantis, Etc.

Vale destacar, que a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos de estudos, tem como premissa básica a formação das crianças (dos/as estudantes) num processo dialógico, em que a linguagem se revela instrumento mediador, e com implicações significativas no processo de constituição da individualidade (constituição da consciência), na qual se promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

A constituição da consciência pode ser explicada com base nos princípios da interação entre o “eu e o outro”, que ocorre no cotidiano das práticas sociais e culturais. A consciência se constitui na/pela interação entre objetivação e apropriação, enquanto mediadora entre a vida/experiência do indivíduo e a história do gênero humano.

Conforme nos fala Bakthin (1992b),

(...) tudo o que me diz respeito, a começar por meu nome, e que penetra em minha consciência, vêm-me do mundo exterior, da boca do outro, e me é dado com a entonação, com o tom emotivo dos valores deles. Tomo consciência de mim, originalmente, através dos outros: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão para a formação original da representação que terei de mim mesmo (...). Assim como o corpo se forma originalmente dentro do seio (do corpo) materno, a consciência do homem desperta envolta na consciência do outro (p. 378).

O indivíduo/sujeito se constitui no processo de interlocução entre o “eu e o outro” e essa constituição se realiza por meio da relação entre a apropriação e a objetivação dos diferentes conceitos/conhecimentos que permeiam as práticas sociais e culturais, na qual acontecem as múltiplas interações entre os sujeitos.

Assim, no que se refere ao processo educativo de cunho didático-pedagógico, aquele que acontece no contexto da escola, precisa-se destacar o seu caráter eminentemente científico e político, e que, portanto exige mediação pedagógica, de forma consciente, crítica e instigadora.

Inicialmente, a individualidade não se revela de forma consciente. Isso significa que num primeiro momento demonstra uma relação espontânea entre o indivíduo e as objetivações produzidas ao longo da história.

Nesse sentido, os conhecimentos cotidianos, aqueles produzidos, apropriados e objetivados no cotidiano das práticas sociais e culturais informais, promovem a constituição da consciência humana, mas não garante que a mesma ocorra de forma crítica.

Por isso, defendemos uma educação que leve em consideração a formação da individualidade que acontece no cotidiano das interações sociais e culturais realizadas nas diferentes esferas de interação social e cultural (na família, na comunidade, na igreja que frequenta, dentre outras).

Levar em consideração essa realidade significa considerar as práticas sociais e culturais vividas nesse cotidiano, na qual chamamos de conhecimento cotidiano, e assim, promover a sua interlocução com os conhecimentos científicos, com vistas à constituição da consciência crítica.

Nesse sentido, precisamos considerar a importância das práticas pedagógicas que objetivam os conhecimentos científicos de forma reflexiva. Daí a importância da mediação pedagógica problematizadora, na qual denominamos de metodologia de mediação didática-pedagógica dialógica, enfim, uma metodologia comprometida com a emancipação do sujeito.

Estamos falando de uma emancipação empreendedora, quando as pessoas estão comprometidas politicamente com o espaço e tempo em que vivem, com o outro (o próximo) e consigo mesmas.

Pessoas que se relacionam com os espaços e tempos em que vivem de forma questionadora, que saibam ler nas entrelinhas as artimanhas das ideologias que permeiam o nosso cotidiano, como por exemplo, o consumismo exacerbado; a naturalização da fome do outro; a falta de empatia, etc.

Isso porque, percebemos que as pessoas têm se constituído num contexto social, cultural, histórico, ideológico, político e econômico, em que ainda, infelizmente, existem discriminações, preconceitos raciais, de gênero, de sexualidade, de classe, de deficiência física, dentre outros.

O fato de nos constituirmos numa relação de poder e de severo consumismo, as práticas sociais e culturais tem promovido a formação da individualidade de forma alienada. E é nessa perspectiva, que defendemos uma educação que promova atitudes críticas em relação aos tempos e espaços em que vivemos.

Nesse sentido, dialogamos com Duarte (1993) que no nosso entender, ao destacar a formação da individualidade em-si e para-si, evidenciando o papel da escola na superação da individualidade em-si, com vistas à formação da individualidade para-si, nos instiga repensar as práticas didáticos-pedagógicas.

Para Duarte (1993),

- O indivíduo em-si alienado não mantém uma relação consciente também com sua particularidade. Ele se identifica espontaneamente com ela, assim como se identifica espontaneamente com os elementos da generecidade dos quais precisa se apropriar para viver em seu meio social;

- O indivíduo para-si é o ser humano cuja individualidade está em permanente busca de se relacionar conscientemente com sua própria vida, com sua individualidade, mediado pela também constante busca de relação consciente com o gênero humano;

- O indivíduo em-si alienado não conduz a sua vida cotidiana, mas é por ela conduzido. Assume como natural a hierarquia espontânea das atividades cotidianas que encontra pronta em seu meio social imediato, hierarquia está determinada pelas relações sociais, desde as relações de produção, até as relações mais imediatamente relacionadas à sua disposição no quadro das relações alienadas;

- O processo educativo não pode ser visto apenas como um processo que coloca o indivíduo, em contato com as objetivações genéricas para-si, [conhecimento científico - ciência, arte, filosofia, política, etc., mas também e não secundariamente, como um processo que torna as objetivações genéricas para-si uma necessidade para o pleno desenvolvimento do indivíduo (Duarte, 1993, 183-196).

Como podemos ver, o processo de formação da consciência crítica , requer um trabalho consciente no lócus da escola, isto é, um projeto de estudos que considera a importância da interlocução entre o currículo vivido e os conhecimentos cotidianos, como ponto de partida e de chegada, de modo que possa qualificar o processo de apropriação dos conhecimentos científicos.

Nesse contexto de análise, destacamos também a importância de dialogarmos com os estudos de Paulo Freire, tendo em vista que as suas proposições se ancoram em premissas que defendem uma educação transformadora, uma pedagogia dialógica e práticas de liberdade.

Sua proposta de trabalho parte sempre de um contexto concreto para responder a esse contexto. Partir das experiências concretas, reais e necessárias, bem como, considerar os conhecimentos cotidianos como ponto de partida e de chegada, é mais uma premissa fundamental no processo de organização do trabalho pedagógico por meio de projetos de estudos.

Isso porque, não se promove a formação de pessoas com consciência crítica, quando planejamos atividades desvinculadas da realidade cotidiana, e, ainda quando planejamos visando apenas a execução das mesmas pelas crianças/estudantes.

O educador, que aliena a ignorância, se mantém em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processo de busca (...) se o educador é o que sabe, se os educandos são os que nada sabem, cabe àquele dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos. Saber que deixa de ser de “experiência feito” para ser de experiência narrada ou transmitida. Não é de estranhar, pois que nessa visão “bancária” da educação, os homens sejam vistos como seres da adaptação, do ajustamento. Quanto mais se exercitem os educandos no arquivamento dos depósitos que lhes são feitos, tanto menos desenvolverão em si a consciência crítica de que resultaria a sua inserção no mundo, como transformadores dele. Como sujeitos. (FREIRE, 1974, p. 58-60)

Nesse sentido, necessário se faz considerar que não dá para organizar Projetos de Estudos com Sequências Didáticas sem contextualizar os conhecimentos necessários para a emancipação da comunidade. Não dá para ensinar com parlendas, por exemplo, apenas por causa da sonoridade das palavras, pois essas atividades têm objetivos em si mesmas, e, ainda tem o objetivo de formar o educando-massa, com consciência ingênua, num processo de constituição da individualidade em-si alienada.

Quanto mais problematizarmos e instigarmos as crianças, como seres no mundo e com o mundo, tanto mais se sentirão desafiadas e encorajadas a enfrentarem os desafios vivenciado.

Esse é o propósito dos Projetos de Estudos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.

DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria-social da formação do indivíduo. São Paulo: Autores Associados, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.  São Paulo: Paz e Terra, 1997.

 

INFORMES PUBLICITÁRIOS

@amlouzada1

@amlouzada1

Postagens mais visitadas

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS E REAIS

Continuando as reflexões sobre Projeto de Estudos e Sequência Didática . Ana Maria Louzada[1] Partindo da premissa de que uma sequência didática é parte de um projeto de estudo , e tendo em vista que o projeto de estudo é uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico, ao se detalhar o referido projeto, visando responder as questões de estudos, bem como, visando a produção, a apropriação e a objetivação dos diversos e diferentes conhecimentos, necessário se faz, vivenciar atividades , que sejam significativas .[2] Quando destacamos atividades significativas, nos remetemos à atividade tipicamente humana, reveladas nas/pelas práticas sociais e culturais. O conceito de atividade neste contexto se ancora na ideia de experiência humana, “experiências reais das crianças”, que precisam ser consideradas nesse contexto social, cultural, histórico, econômico, político e ideológico em que vivemos. Experiências que precisam se inserir como práticas reais no lócus da escola, e,

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS... COMO É BOM!

ASSISTA AO VÍDEO Trabalhar com as crianças exige compreendê-las.  Exige também, reconhecer as suas reais necessidades.  Necessidades que são próprias do tempo espaço da infância. Foto Reprodução/www.mdig.com.br Quando a criança tem oportunidade de aprender os conhecimentos por meio de situações lúdicas, ela se envolve mais. O envolvimento com as situações de brincadeiras as instiga compreender melhor as questões de estudos, além de oportunizar a sua inserção nos debates próprios da sua idade. Foto Reprodução/ Childhood Brasil Considerando tais questões, gostaria de compartilhar algumas situações de brincadeiras que podem ajudar no processo de interação das crianças com os(as) colegas e com as(os) professoras(es). Gosto muito da ideia de organizar o trabalho pedagógico por meio de temas de estudos , pois assim, as aulas ficam mais instigadoras.  As crianças podem contribuir com ideias interessantes e a articulação entre os conhecimentos num processo interdi

O TEXTO COMO UNIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM

Foto Reproduçõ: Romero Britto APRENDER A LER E A ESCREVER LENDO E PRODUZINDO TEXTOS Ana Maria Louzada Ao delinearmos o trabalho sobre “O Texto como Unidade de Ensino e de Aprendizagem” na Alfabetização precisamos refletir sobre como concebemos o conceito de sujeito, leitura, produção de texto e de alfabetização, tendo em vista que uma das finalidades fundamentais da Alfabetização é possibilitar a formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica. Quando nos remetemos à formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica, estamos inserindo no debate uma análise sobre a relação entre educação e transformação social. E ainda, estamos nos remetendo à importância de trabalharmos com práticas de leitura e de produção de textos com sentido e significado. Práticas que promovam o pensamento crítico, reflexivo e autônomo. Conceber o texto como unidade de ensino e de aprendizagem é considerar que a leitura e a escrita é uma

AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

Foto Reprodução AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA Loris Malaguzzi   As cem linguagens da criança A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar.   Cem sempre, cem modos de escutar, de maravilhar de amar.   Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.   A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.   Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem a cabeça de escutar e de não falar de compreender sem alegrias de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.   Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.   Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho a realidade e a fantasia a ciência e a imaginação o céu e a terra a razão e o sonho são coisas que não estão juntas.   Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.   A criança diz: ao co

INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A importância de ensinar e aprender por meio da interlocução com diferentes saberes

Nesse post quero discutir com vocês algumas questões sobre o sentido de interdisciplinaridade no contexto do ciclo de alfabetização. Pensar o processo de alfabetização de forma que as diferentes disciplinas possam interagir com os conhecimentos básicos da leitura e da escrita, exige aprofundamento em relação ao modo como concebemos alfabetização, ciclo de alfabetização e práticas pedagógicas interdisciplinares. Nas palestras que tenho proferido, destaco a necessidade de revisão do conceito de cultura escolar, tendo em vista as suas implicações nas práticas pedagógicas. Outra questão que destaco é a importância da recuperação da ideia primeira de práticas sociais e culturais, com vistas a redimensionar o sentido de formação de sujeitos leitores e produtores de textos, bem como, o redimensionamento do papel da escola e sua relação com a formação de homens e mulheres inserido(as) em sua realidade. Conheça um pouco das nossas reflexões por meio dos slides que segue