Pular para o conteúdo principal

A LINGUAGEM E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA

A criança faz uso das múltiplas linguagens para atingir seus objetivos[1]

Ana Maria Louzada

Desde a mais tenra idade, a criança busca diferentes formas de se comunicar com o outro, por meio do choro, do riso, do gesto, das situações de brincadeiras, do desenho, das diversas indagações – dos seus por que, dentre outras.

Nesse sentido, as múltiplas linguagens constituem instrumento mediador nas/das práticas sociais e culturais infantis.

A linguagem é o principal elemento mediador, sendo o meio simbólico, por excelência, utilizado pelo ser humano para se comunicar e interagir com outros sujeitos. Além da dimensão da comunicação, a linguagem auxilia na ação e regulação do pensamento, viabilizando que o ser humano transforme e organize sua atividade prática através de instrumentos, controlando seu próprio comportamento e agindo e transformando o ambiente que o cerca. Essa função generalizante da linguagem é que vai nos permitir categorizar e ordenar o real e, sendo assim, ela se constitui num instrumento de pensamento (SARMENTO, 2009, p.39).

Assim, a linguagem que num primeiro momento se revela como atividade prática, vai se reconstituindo promovendo situações que envolvem a capacidade de planejar e antecipar ações. Antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente com a ajuda da linguagem. A criança faz uso das múltiplas linguagens para atingir seus objetivos. Nesse sentido o uso da linguagem representa para a criança uma forma de resolver seus conflitos.

A criança chora quando está com fome. A linguagem encarnada no choro ajuda a criança a resolver o seu problema. Ela chora e logo é alimentada. Assim, ela tem a atenção das pessoas com as quais convivem. Além do choro por causa da fome, da sede ou da fralda molhada, a criança também externa por meio do choro o desejo de ficar no colo, de brincar no parquinho. Ela aponta com o dedinho o brinquedo que está em cima da mesa, levantar o braço e bater palminhas para externar alegria, bater com a mão na mesa e/ou o pezinho no chão para revelar insatisfação, demonstrando dessa forma uma linguagem com função prática.

É nesse processo que a linguagem com função organizadora e planejadora vai se constituindo. Observamos por exemplo que ao desejar um brinquedo que está sobre a mesa, ela aponta para o mesmo chamando a atenção de quem está por perto, que logo pega o referido brinquedo e lhe entrega.

Além de a linguagem exercer tais funções: função prática, organizadora e planejadora do pensamento infantil, também exerce uma função social e comunicativa, que se origina nas interlocuções por meio do choro, do riso, do apontar o brinquedo, do bater palminhas quando está feliz, etc. É a partir da interação social, da qual a linguagem é expressão fundamental, que a criança se forma. É no processo de interação com as pessoas com as quais convivem que a criança se desenvolve. Nesse processo de interação salientamos a importância do diálogo com as crianças desde a mais tenra idade.

Ao trocar as fraldas, dar banho, alimentar, dentre muitas atividades que são realizadas diariamente com as crianças é de extrema importância conversar com elas, falar sobre as coisas que estamos fazendo com elas naquele momento. É importante sorrir, acariciar e num movimento de intensa interlocução também demonstrar que não gostou de algo e assim, ficar séria/sério. Com podemos ver, a educação por meio do diálogo começa muito antes de a criança interagir por meio da linguagem oral, isto é, antes de elas começarem a falar.

Quando as crianças começam a interagir com o espaço e tempo em que vivem por meio de outras formas de linguagem: a linguagem oral e a linguagem imagética (desenho, pintura, modelagem, brincadeiras de faz de conta, brincadeiras de roda, dentre outras) elas se revelam bastante indagadoras e questionadoras.

Para compreender esse mundo com múltiplas linguagens ela dialoga, questiona, e assim, provoca um movimento de intensa interlocução com os adultos, por meio de muitas perguntas, a chamada fase dos porquês.

O tempo todo, somos convidados a dialogar com as crianças.
Por isso, precisamos considerar e compreender as implicações da linguagem no processo de desenvolvimento infantil e educá-las com e pelo diálogo.





  




















 COMPRE LIVROS...

DENTRO DE CADA UM DELES CABE UM MUNDO


Clique Aqui


Postagens mais visitadas

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS E REAIS

Continuando as reflexões sobre Projeto de Estudos e Sequência Didática . Ana Maria Louzada[1] Partindo da premissa de que uma sequência didática é parte de um projeto de estudo , e tendo em vista que o projeto de estudo é uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico, ao se detalhar o referido projeto, visando responder as questões de estudos, bem como, visando a produção, a apropriação e a objetivação dos diversos e diferentes conhecimentos, necessário se faz, vivenciar atividades , que sejam significativas .[2] Quando destacamos atividades significativas, nos remetemos à atividade tipicamente humana, reveladas nas/pelas práticas sociais e culturais. O conceito de atividade neste contexto se ancora na ideia de experiência humana, “experiências reais das crianças”, que precisam ser consideradas nesse contexto social, cultural, histórico, econômico, político e ideológico em que vivemos. Experiências que precisam se inserir como práticas reais no lócus da escola, e,

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS... COMO É BOM!

ASSISTA AO VÍDEO Trabalhar com as crianças exige compreendê-las.  Exige também, reconhecer as suas reais necessidades.  Necessidades que são próprias do tempo espaço da infância. Foto Reprodução/www.mdig.com.br Quando a criança tem oportunidade de aprender os conhecimentos por meio de situações lúdicas, ela se envolve mais. O envolvimento com as situações de brincadeiras as instiga compreender melhor as questões de estudos, além de oportunizar a sua inserção nos debates próprios da sua idade. Foto Reprodução/ Childhood Brasil Considerando tais questões, gostaria de compartilhar algumas situações de brincadeiras que podem ajudar no processo de interação das crianças com os(as) colegas e com as(os) professoras(es). Gosto muito da ideia de organizar o trabalho pedagógico por meio de temas de estudos , pois assim, as aulas ficam mais instigadoras.  As crianças podem contribuir com ideias interessantes e a articulação entre os conhecimentos num processo interdi

O TEXTO COMO UNIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM

Foto Reproduçõ: Romero Britto APRENDER A LER E A ESCREVER LENDO E PRODUZINDO TEXTOS Ana Maria Louzada Ao delinearmos o trabalho sobre “O Texto como Unidade de Ensino e de Aprendizagem” na Alfabetização precisamos refletir sobre como concebemos o conceito de sujeito, leitura, produção de texto e de alfabetização, tendo em vista que uma das finalidades fundamentais da Alfabetização é possibilitar a formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica. Quando nos remetemos à formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica, estamos inserindo no debate uma análise sobre a relação entre educação e transformação social. E ainda, estamos nos remetendo à importância de trabalharmos com práticas de leitura e de produção de textos com sentido e significado. Práticas que promovam o pensamento crítico, reflexivo e autônomo. Conceber o texto como unidade de ensino e de aprendizagem é considerar que a leitura e a escrita é uma

AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS

Foto Reprodução AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA Loris Malaguzzi   As cem linguagens da criança A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar.   Cem sempre, cem modos de escutar, de maravilhar de amar.   Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.   A criança tem cem linguagens (e depois cem, cem, cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.   Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem a cabeça de escutar e de não falar de compreender sem alegrias de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.   Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.   Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho a realidade e a fantasia a ciência e a imaginação o céu e a terra a razão e o sonho são coisas que não estão juntas.   Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.   A criança diz: ao co

INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A importância de ensinar e aprender por meio da interlocução com diferentes saberes

Nesse post quero discutir com vocês algumas questões sobre o sentido de interdisciplinaridade no contexto do ciclo de alfabetização. Pensar o processo de alfabetização de forma que as diferentes disciplinas possam interagir com os conhecimentos básicos da leitura e da escrita, exige aprofundamento em relação ao modo como concebemos alfabetização, ciclo de alfabetização e práticas pedagógicas interdisciplinares. Nas palestras que tenho proferido, destaco a necessidade de revisão do conceito de cultura escolar, tendo em vista as suas implicações nas práticas pedagógicas. Outra questão que destaco é a importância da recuperação da ideia primeira de práticas sociais e culturais, com vistas a redimensionar o sentido de formação de sujeitos leitores e produtores de textos, bem como, o redimensionamento do papel da escola e sua relação com a formação de homens e mulheres inserido(as) em sua realidade. Conheça um pouco das nossas reflexões por meio dos slides que segue